terça-feira, 24 de janeiro de 2012

VATEL

Alguém já ouviu falar no Vatel? Bom, quem é cozinheiro sabe do que estou falando....
Vatel começou sua vida como confeiteiro mas ficou conhecido mesmo quando se tornou um dos maiores organizadores de banquetes do século XVII. Trabalhava para o Principe de Condé, no norte da França e o seu maior e mais suntuoso banquete foi feito para o Rei Luis XIV, que durou dois dias e duas noites.
Douglas Van Der Ley, chef renomadíssimo de Recife, e amigo meu de inicio de carreira, resolveu preparar o Banquete de Vatel no ano passado. Na edição do ano ele fez uma homenagem a Recife, Veneza Brasileira. Foi um espetáculo. Esse ano de 2012 repetirá a façanha, dessa vez com o título de "Alquimia".
Ele conta com o apoio de 25 chefs de cozinha e mais uma equipe de mais ou menos 50 estudantes de gastronomia da cidade. Gente, vocês podem imaginar do que estou falando, né?
A festa dura uma noite, apenas para 400 convidados e o convite custa a bagatela de R$ 500,00!!
Nessa edição ele cria quatro mesas especiais e cada uma terá um chef que será homenageado: Água, Ar, Fogo e Terra. Bom, em cada mesa o chef terá que criar um banquete com os elementos principais. Só para dar uma canja, o elemento fogo, que homenageia Hugo Prouvot, terá carnes de caça preparadas na brasa. Parece uma coisa simples, mas a decoração de toda a festa é produzida por José Almir, cenógrafo de grandes eventos na Bahia - Não precisa dizer mais nada.
Estou super honrada de fazer parte desse trabalho, primeiro como colaboradora na fase inicial e depois como chef da equipe na montagem dos doces.
Pra queme stiver em Recife, peço uma coisa: Não perca essa mega festa!! É memorável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário