terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quiche


Outro dia li uma matéria no Jornal do Commercio, daqui de Pernambuco, pontuando algumas comidinhas que ficaram populares. Uma delas foi a quiche. Fiquei, vamos dizer, um pouco triste, pois é muito difícil comer uma boa quiche aqui em Recife. Modestia à parte nunca provei algo parecido com as que faço. O mais incrível é que é uma torta facílima de fazer e os ingredientes certos são os principais itens para que saia perfeita. O problema é que as pessoas prezam pelo custo baixo e a qualidade cai. Resultado, fica popular e a maioria das pessoas não sabe o que é uma quiche gostosa e bem feita, guardando na memória gustativa o sabor de algo que passa longe.
A massa deve ser fina e leve na boca pois não pode competir com o recheio. E o recheio deve ser cremoso mas firme por causa dos ovos deixando-o com uma textura fofinha. Na boca você não precisa mastigar tanto, com aquela sensação de estar comendo uma torta com recheio pesado e massudo. Lembre-se disso!!!

Quiche é um tipo de torta feita com massa de farinha de trigo e manteiga e com recheio à base de creme de leite fresco e ovos. Originou-se na Alemanha, por isso o nome "quiche" que vem de "kuchen", que significa torta em alemão. Mais tarde os franceses batizaram de "quiche L'orraine", no século XVI, com os mesmos ingredientes acrescentando apenas o bacon defumado.
Depois da segunda guerra mundial ficou popular na Inglaterra e Estados Unidos.
Hoje os recheios acrescidos na base são variados, aguçando a criatividade e o paladar: Salmão, alho poró, tomate seco, presunto cru....



QUICHE L'ORRAINE

Ingredientes para a massa:
400 gr de farinha de trigo
1 ovo 

200 gr. de manteiga 

4 colheres (sopa) de água gelada
sal a gosto

Modo de preparo da massa:
Colocar a farinha com a manteiga em uma tigela e, com as pontas dos dedos, fazer uma farofa, sem amassar. Adicione o ovo, a água e o sal. Misture rapidamente formando uma bola. Deixe na geladeira até a hora de abrir.


Ingredientes do recheio:
1 litro de creme de leite fresco
3/4 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xicara de bacon em cubinhos
4 ovos inteiros
noz moscada, a gosto
sal e pimenta do reino, a gosto

Modo de preparo do recheio:
Ligue o forno a 180 graus.
Frite os cubos de bacon até que dourem. Passe para um prato com papel toalha e deixe escorrer o excesso de gordura.
Separe um pouco de parmesão para colocar sobre o recheio, antes de ir ao forno.
Numa tigela, misture todos os ingredientes.
Abra a massa em uma forma de fundo falso.
Coloque o recheio dentro da forma preparada com a massa.
Leve ao forno até assar, por aproximadamente 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário