quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Banana é, sem dúvida, minha fruta favorita. Adoro comê-la crua, na cartola, frita, empanada, bolo de banana, doce de banana (hum, me acabo), vitamina de banana, farofa de banana, amassada com leite ninho etc. Acho, inclusive, que é uma das poucas frutas que podem se transformar em tantas coisas, com maior uso na culinária.
E na refeição? Minha avó sempre tinha Um pratinho ao lado com uma banana prata pra acompanhar o almoço. É uma maravilha com feijão preto fresquinho e arroz. Eu tenho uma amiga que só come pizza com a banana do lado.
Temos banana o ano inteiro! Tem prata, nanica, pera, comprida.... Mas engraçado que cada uma tem um sabor próprio. A prata, que mais gosto, tem a vantagem de ser a que mais se adapta às minhas receitas.
Resolvi escrever sobre banana porque acabei de preparar uma cuca. E de tanto pensar em banana resolvi parar e ir comer um pedaço do bolo.


Cuca de banana


Ingredientes do recheio e cobertura

6 bananas – nanicas
1 xicara de açúcar
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga derretida

Descasque as bananas e corte em rodelas. Separe.
Em uma tigela misture o açúcar, farinha, canela e manteiga, até formar uma farofa. Separe.

Ingredientes da massa
4 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xicaras de farinha de trigo
1 xicara de maisena
1 colher (sopa) de fermento
¾ xícara de leite
4 colheres (sopa) de conhaque
1 pitada de sal

Batedeira: Gemas, açúcar, manteiga e bata por 5 minutos na velocidade alta. Acrescente a farinha de trigo e a maisena, alternando com o leite. Coloque o conhaque, o fermento e bata por mais 1 minuto. Retire a massa da batedeira e reserve.
Agora bata as claras em ponto de neve (com a batedeira limpa) e adicione na massa, delicadamente.
Untar e polvilhar uma forma redonda de fundo removível.
Coloque metade da massa na forma.Cubra com metade da banana e por cima a metade da farofa. Despeje a outra metade da massa e novamente coloque o restante da banana e finalize com a farofa
Leve ao forno pré-aquecido, médio, por uns 80 minutos ou até que a massa desprenda dos lados da forma e a cobertura esteja dourada.
Retire do forno e sirva morna ou fria.

Um comentário: