terça-feira, 13 de abril de 2010

EU E O FRANGO


Eu precisava confessar…. E aqui estou, preparada pra contar uma das presepadas que aprontei na cozinha antes de me profissionalizar.
Bem, quando fomos morar em Brasilia não tinhamos empregada fixa, que cozinhasse todos os dias, que colocasse o café na mesa, e isso cabia à mim e minha irmã. Marianna, na verdade, era quem cuidava da casa (ela é canceriana), fazia supermercado e de vez em quando abastecia o freezer com comida pronta, que era mais fácil. Minha mãe trabalhava bastante enquanto nós éramos apenas estudantes e desbravadoras do planalto central.
Certo dia Marianna não estava em casa e me ligou pedindo que preparasse o almoço. O frango já estava na geladeira, descongelado. Bom, lá vou eu ao encontro daquela ave esquisita, pegajosa. Não vou negar que tive muuuiito nojo. Abri o pacote, peguei o frango com as pontas dos dedos, joguei numa travessa, salpiquei com sal, pimenta e um pouco de oleo. Liguei o forno e enfiei ali dentro. Arroz eu sabia preparar, farofa também. A salada estava pronta. E quando todos chegaram, arrumamos tudo e o frango sai do forno direto para a mesa. Minha mãe já foi logo dizendo que o frango estava horrível, como é que eu não tinha feito uma vinhad’alho,etc. Minha irmã começou a rir, deboxando mesmo. Bom, enquanto falavam mal da minha atuação na cozinha, elas iam se servindo. Foi quando Marianna pegou o garfo e a faca de servir, e ao partir o frango…. A surpresa! Eu não tinha tirado o saco de miúdos de dentro dele. Eu tive uma crise de riso e logo depois todos riram. Um mês depois estava fazendo a inscrição para o curso de cozinheiro profissiona. Mas não foi por isso que eu me inscrevi. Me inscrevi porque eu levava jeito mesmo.

FRANGO ASSADO AO LIMÃO SICILIANO

Pegue um frango inteiro, retire o excesso de pele e gordura e lave bem em água corrente.
Tempere com sal e pimenta, esfregando bem, inclusive por dentro.
Corte 3 limões sicilianos ao meio e coloque dentro do frango. Amarre suas pernas para que fiquem bonitinhos depois de assar.
Passe o frango para uma travessa e cubra com uma mistura feita com: 1 xicara de vinho branco seco, 6 dentes de alho picados, 1 cebola ralada e 1 folha de louro. Guarde na geladeira, coberto com filme plástico por umas 4 horas.
Retire o frango da geladeira e passe por cima e por baixo da pele uma mistura feita com ¼ xicara de manteiga de boa qualidade, 1 colher (sopa) de salsa picada e 1 colher (sopa) de cebolinho picado, 1 colher (chá) de mostarda e suco de meio limao siciliano.
Cubra a travessa com papel laminado e leve ao forno quente por uns 30 minutos. Retire o papel para que fique dourado, regando com o caldo de vez em quando.

Você vai arrasar.

Happy Baking!!

Um comentário:

  1. Maristela Beltrão13 de abril de 2010 19:21

    Deve ficar delicioso! Vou testar, lembrando de tirar o saco de miúdos de dentro. Bjs.

    ResponderExcluir