sexta-feira, 12 de março de 2010

VOU CASAR !!!

De repente parecia um desespero. Mas foi assim que eu encarei essa frase quando escutei de uma amiga.
Como uma pessoa que não sabe nem preparar um arroz vai casar ??? Ela me perguntou e ficou aguardando uma resposta consoladora. Foi o que fiz. Não tem problema algum nisso. Eu, por exemplo, sou formada como cozinheira profissional e acho que só cozinhei umas três vezes para o maridão.
Mas de tanto consolar essa minha querida amiga, acabei preparando um livro de receitinhas básicas para ela preparar no dia a dia. Engraçado é que descobri que ela não entendia de nada mesmo quando me ligou doidinha querendo saber o que era “refogar a carne na cebola”. Dei uma gargalhada e realmente me dei conta de que o que é simples para umas pessoas pode ser muito complicado para outras.
Juntei meus apetrechos e fui pra casa dela. Preparei o estrogonofe, o arroz e combinei de pelo menos três vezes por semana nos encontrar na sua cozinha para um “bate papo”. E olha, deu certo. Hoje ela consegue preparar todas as receitas do caderninho que fiz com muito carinho. E hoje ela me pediu uma receita de algo mais requintado para se despedir dos pratos apetitosos. A partir de amanhã os almoços e jantares serão à base de saladas e legumes pois o maridão engordou 6 kg. desde que casaram.
Parabéns, amiga !!!!

E aí vai a história desse prato delicioso que achei no historiadetudo.com

O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.
Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a idéia de dar tal nome ao prato. Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada mais ainda, chegando à forma que conhecemos atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.

Um comentário:

  1. Parabéns Cláudia!
    Muito bacana seu blog... historinhas, história do prato, layout bacana e bom gosto... só falta agora testar as receitinhas =)
    Gostei de ver... mulher competente, produtiva e q faz o q gosta é assim... trabalha até de casa ;)
    Bjsss

    ResponderExcluir